top of page

Professor: Elizeu Monteiro de Oliveira

                           Vivendo a Musica

A música na antiguidade tinha caráter funcional, ritual, cerimonial religioso ou em preparação para batalhas ou como forma de anunciar a chegada de pessoas ilustres ou em acontecimentos e festas importantes.

 

A música ocidental, durante séculos foi arte retida pelos monges nos templos católicos, no Ofício Litúrgico e nas manifestações populares eram tidas como profanas e pecaminosas.

 

Na Renascença apresentava um caráter mais lúdico. 


Nos séculos XV e XVI, com a ópera e as primeiras salas de concerto, ou  cortes européias, a música começou a tomar nova forma, a se desenvolver e incorporar novas linguagens.

 

A música funcional continuava existindo e empregando os Mestre-Capela nas igrejas espalhadas por toda a Europa e América. 


Nos dias de hoje, inúmeras escolas surgiram levando o conhecimento musical através dos séculos.

 

Houve grandes intercâmbios de culturas, desenvolvendo a música enquanto ciência.


Os conhecimentos eram passados de mestre para o discípulo, ora, indiretamente através da análise  e do estudo de obras de outros compositores, prática esta, que nos dias de hoje é feita através da disciplina Análise Musical e Estruturação

 


A música, durante toda a sua história, mostrou-se não só uma ferramenta de expressão cultural, de serviço aos cultos e práticas religiosas (o que podia ser observado mesmo nas comunidades mais primitivas), forma de extravasar as emoções, (diziam os gregos que a música é a cártase da alma), mas também representa um papel social de extrema importância, oferecendo empregos diretos na produção musical e infinitos empregos indiretos na infra-estrutura necessária à sua prática.

 

A prática e difusão musical movimenta industrias  envolvendo músicos, professores, construtores de instrumentos (luties), reparadores de instrumentos, gravadoras, técnicos de sons, editores, venda de equipamentos sonoros, pesquisa, venda de discos, partituras e livros, espetáculos, rádio, televisão e a Internet.

 

 

                                 

 

 

 

                               

 

 

                                  A formação musical

A formação do profissional de música, se inicia na infância do indivíduo e o segue por longos anos.

 

Começa no conservatório  e segue até a universidade.


Na Educação Musical Mendelssohn os cursos são: Estrutura musical, Harmonia, Filosofia, Performance musical e Pratica Vocal e Instrumental.

 

As Disciplinas são: Leitura (Conteudos e Solfejos); Percepção ( Auditiva, Visual, Cinestésica); Analise musical (Melódica, Harmonica e Ritmica); Apreciação musical (Ler, Ouvir, Comentar); Execução musical (Métodos e Repertórios da escola, Repertorio Essenfelder e individual ) e Performance musical (Apresentações da lição de casa e eventos). 

 

                 A Educação Musical Mendelssohn online


O  objetivo da Educação Musical Mendelssohn: Nossa metodologia visa a enriquecer aos professores, lideres e estudantes da Educação Musical Mendelssohn, a obterem o domínio, o prazer e a virtude nos estudos musicais tocando bem e ensinando com fundamentos e entendimento.

 

A contribuição de softwares educacionais no processo de ensino e aprendizado colabora no desenvolvimento de habilidades cognitivas de análise e compreensão dos problemas, além da habilidade de construção lógica de possíveis maneiras para a resolução de tais problemas
O desenvolvimento desses novos talentos para os professores é cada dia mais imprescindível para uma boa atuação numa sociedade tão dominada pela tecnologia. Em relação ao uso da Internet,.

 

Dilermando Piva Jr.  “o professor que pretende se manter na profissão deve não só aprender como utilizar a Internet, mas, principalmente, saber como utilizá-la de forma pedagógica, envolvendo e guiando os alunos de forma efetiva e eficiente, priorizando a qualidade da informação”

 

              Ferramentas para Educação Musical online


Uma mídia apropriada para transmissão das partituras;

 

Um editor de uso comercial: Finale;

 

visualização, edição e execução da partitura em placas de som 

 

Nas aulas de percepção:  ditado, onde uma melodia é tocada e os alunos devem escrevê-la.


O aluno escreve o ditado e logo após transferir o exercício para o professor.

 


 

 

Ensino de Música on line

O desenvolvimento de ferramentas de ensino de música à distância, particularmente via Internet, se defronta com o problema da criação de meios de transferência de informação do professor para o aluno e vice versa, sendo sem sombra de dúvidas um trabalho de cunho multidisciplinar. 

 

 

Elizeu  Monteiro de Oliveira

Minha vida e música

bottom of page