Estudos 5 - Escalas musicais

LEITURA: Escala: É uma palavra italiana que significa escada.

Escala Progressiva:

2 Sons=Bitonica)

3 Sons=Tritonica)

4 Sons=Tetratonica)

5 Sons=Pentatonica

6 Sons=Hexatonica

7 sons=Heptatonica

8 Sons=Diatonica, sendo o oitavo som a repetição da primeira)

PERCEPÇÃO

Circulo das quintas

Maiores 

Menores relativas ou nattural

Menor harmonia

Menor melódica

 

ANALISE: 

 

Série harmonica:

Subvibrações geradas de um som principal (Fundamental-oitava-quinta-quarta-terceira-terceira-terceira-segunda-segunda-segunda)

APRECIAÇÃO

Filosofia: Os sete modos usados no ocidente no período da Renascença:

Cada modo evocava característica relacionadas aos deuses olímpicos:

Jônios - As cidades jônicas originaram-se do comércio no mar Negro .

Dóricos- Povo do norte que migrou para a Grécia no séc. XII A.C. Frígios -

Os frígios eram habitantes da Frígia. Lídios- Fundar as 1ªs colônias na Anatólia.

(Hipolidio = Venus=Amor), Mixolidio= Saturno=lamentações=Fúnebres)

Aeólio - Eram caracterizados como povo com grande raça “Éolo”.

 

 

Escalas diatônicas O termo DIA é originário da palavra latina "dies", esta por sua vez originária da raiz indo-europeia dei- que significa "brilhar" da qual é proveniente o sânscrito द्याउः (dyāuḥ), "céu luminoso". A palavra latina também deu origem ao espanhol "día" e ao francês antigo "di". Maior e menor: iniciava-se o período tonal da música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escala Temperada ou Cromática - Barroco (XVII) O temperamento igual - Decidiu-se temperar cada quinta pela mesma quantidade de modo a dispersar a coma pitagórica, deixando as terceiras ainda um tanto vibrantes, mas já capazes de suportar tríades estáveis. No ocidente, a gama é dividida em 12 semitons iguais. As quintas, terças e quartas são falsas, embora iguais entre si e desviando-se suficientemente pouco do ideal para serem suportáveis; o ouvido contemporâneo já se habituou a elas. Só as oitavas são perfeitas (embora, de fato, os afinadores de piano aumentem as oitavas nos graves e nos agudos, para terem em conta as características da percepção auditiva humana). No sistema temperado os intervalos são iguais. Coma é um intervalo musical. O intervalo de 1 tom compreende os intervalos de 9 comas. Portanto no sistema igualmente temperado ao intervalo de 1/2 tom corresponde ao intervalo de 4 e 1/2 comas. Escala semitonada (meio tom) 

 

 

 

Escalas Exótica: São escalas que não obedecem à formação normal das escalas pentatônicas, diatônicas e cromáticas. Em geral são escalas microtonais, escalas diatônicas com alterações em um ou mais graus ou escalas produzidas artificialmente. A escala de Dó mixolidio é também chamada de Escola Nordestina