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Pratica Instrumental

Antiguidade

  • A única notícia existente da cultura musical medo-persa antiga, foi que esse povo abrangeu toda a música e instrumentos dos povos egípcios mesopotâmicos, em especial assírios e babilônicos.

  • Várias histórias sobre a origem de muitos instrumentos musicais gregos são conhecidas através da mitologia

  • Sopros – Instrumentos relacionados a Dionísio: aúlós, instrumento de palheta dupla com três ou quatro orifícios de procedência frigia; monoaulós: flautas simples e diaulós: flauta dupla; syrinx ou Flauta de Pã (instrumento pastoril usados pelas pessoas); sálpinx: instrumento equivalente à trombeta de bronze etrusca; kéras: espécie de trompas e cornetas de uso militar.

  • Cordas – Instrumentos relacionados a Apolo: lira ou khítaris: instrumento de cordas dos amadores inicialmente era de cinco cordas aumentando progressivamente até chegar a 11 cordas, sendo elas feitas de linho ou tripa de animais; prhorminx, instrumento de Apolo, dos poemas homéricos; kíthara: variedade de lira; magadis, barbitone pectis: variedade de liras, harpas e saltérios; salterion: cítara primitiva de tampo liso e cordas dedilhadas; trígono: pequeno salterion de forma triangular.

  • Percussão: crótalos, tambores de várias espécies, triângulos, címbalos e pandeiros.

Idade Média (V-XV)

  • Instrumentos: Órgão de tubos, viola, cravo, rabeca, espineta, tambores, flauta, violino, gaitas, guitarra, clavicordio. 

Renascimento (XVI)

  • Aperfeiçoamento nos instrumentos musicais.

  • Instrumentos: Surge o fagote. (1525)

  • Um sinal do crescente interesse do século XVI pela música instrumental foi à publicação de livros que descrevem instrumentos ou dão instruções sobre a forma de tocá-los.

  • A canzona era uma composição instrumental no mesmo estilo genérico que a chanson francesa, ou seja, ligeira, rápida, com um ritmo fortemente marcado e uma textura contrapontística bastante simples. Os compositores de canzonas instrumentais tomaram da chanson estas características, bem como a figura rítmica inicial típica, que aparece em quase todas as canzonas e consiste numa única nota seguida de duas de metade do valor da primeira, como, por exemplo, uma mínima seguida de duas semínimas.

  • A palavra ricercar provém de um verbo italiano que tanto significa "procurar" ou "buscar" como "tentar" ou "experimentar". O termo teve, provavelmente, origem na gíria dos alaudistas, designando inicialmente o gesto de procurar – ricercar as notas no braço do instrumento.

Barroco (XVII)

  • Surge a música de câmara.

  • Instrumentos: Piano girafa. 

Romantismo (XIX)

  • Época do piano.

  • Instrumentos: Pianola, tuba, sax, harmoniun (1811).

  • O Romantismo foi um período que permitiu inúmeros experimentos no campo das formas musicais instrumentais e vocais. É o período da música íntima, composta para os salões.

  • O piano foi o instrumento romântico por excelência.

  • Os novos instrumentos musicais (como a tuba, o clarone e a corneta de pistões, por exemplo) propiciavam sonoridades que os compositores exploravam prazerosamente: grande variedade de volume sonoro, ampliação da tessitura sonora, riqueza de contraste e combinação de timbres.

  • O flautim, o contrafagote e os trombones foram acrescentados à orquestra a partir de 1810, e o corne inglês reapareceu.

  • O período Romântico revela ao mundo o virtuosismo instrumental, sobretudo com os pianistas e violinistas.

Clássico (XVIII)

  • Surge a orquestra sinfônica.

  • Instrumentos: Piano forte.

  • Figuram o concerto, a sonata e a sinfonia, sem deixar de mencionar o quarteto de cordas, a serenata e o divertimento.

  • Concerto: a inovação do Concerto Clássico se deu, principalmente, pela participação do músico solista. O Concerto de solista apareceu por volta de 1700 e sua forma definiu-se muito rapidamente: o confronto de um solo instrumental e a massa orquestral, estruturado geralmente em três movimentos (rápido-lento-rápido). O solista apresenta suas qualidades técnicas de virtuose e desempenha um papel de individualismo lírico, característica herdada da ópera, provavelmente. A organização interna dos movimentos é comum à Sonata.

  • Sinfonia: em linhas gerais, desde o final do século XVIII, a Sinfonia é uma Sonata para orquestra. Tem sua origem nos dois tipos de Abertura de Ópera do século XVII: a Abertura francesa, criada por Jean-Baptiste Lully em 1658, que dá à orquestra dimensões sinfônicas até então inexistentes, e a Abertura italiana, moldada e generalizada por Alessandro Scarlatti a partir de 1697, que é estruturada em três movimentos, tendo a divisão da orquestra aos moldes de hoje. Os instrumentos de sopro passaram por grandes avanços técnicos, por exemplo, os novos tipos de chaves, que facilitavam a execução em tonalidades incomuns ou mesmo facilitavam a afinação nos oboés, cornes ingleses, fagotes e, mais tarde, nas clarinetas (1790). Continuaram as experiências técnicas para ampliar a extensão de notas de trompas e trompetes, apesar de o sistema de pistões se tornarem comum somente depois de 1830.

  • Bartolomeo Cristofori (1655-1731).

  • A data provável da construção do primeiro piano-forte, (ou forte-piano, como também era comumente chamado) pelo florentino Cristofori, é por volta de 1709. A partir desse momento, vários construtores alemães, franceses, ingleses e italianos, tendo por base a ideia de Cristofori, buscaram o aperfeiçoamento da fabricação do piano, no que diz respeito à extensão do instrumento, à sonoridade, ao mecanismo de produção do som, aos recursos aos pedais e à estrutura de construção que, até 1810, era toda em madeira.

  • Uma orquestra padrão, a partir de 1790, era formada por: 23 violinos, 7 violas, 5 violoncelos, 7 contrabaixos, 5 flautas e oboés, 2 clarinetas, 3 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes e 1 par de tímpanos.

Impressionismo (XX)

  • Surge a primeira orquestra feminina.

  • Surgem os instrumentos eletrônicos.

  • Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.

  • Politonalidade: É uma técnica de composição em que é empregado de uma só vez duas ou mais tonalidades diferentes. Geralmente, quando há somente duas tonalidades diferentes, emprega-se o termo "bitonalidade".

  • Exemplos de Politonalidade são encontrados nos balés Petruchka e A Sa-gração da Primavera, de I. Stravinsky; no Bolero, de Maurice Ravel (1875-1937) e na obra orquestra Three Places in New England — Putnam's Camp, de Charles lves (1874-1954).

  • Assista/ouça: Stravinsly

Contemporâneo (XXI)

  • Surgem os teclados e computadores.

  • O Lá central do piano possui a frequência de 440hz. 

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