top of page

Grandes Pedagogos, Filósofos e Músicos.

Pitágoras de Samos - Nasceu na Grécia em Samos; 570 a.C– 495 a.C.

Foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como o fundador do movimento chamado Pitagorismo. Falecimento: Metaponto.

Pitágoras menciona que a música é espiritualidade essencial na religião, na politica, no trabalho e no entretenimento.

Pitagoras, praticamente foi o grande criador musical, desenvolveu por meio da matemática, a rítmica, utilizando valores, compassos e figuras, bem como a parte harmônica ao ouvir o bater das marretas em uma construção.


O reconhecimento da espiritualidade é um componente essencial da personalidade e da saúde.

Atividade 4)- Estudos de Duração musical: Figuras, Compasso, Ritmos, Andamentos e Formas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Jesus de Nazaré - Nascimento‎: ‎7-2 a.C; ‎Judeia‎, Império Romano -Morte‎: ‎30-33 d.C.; ‎Judeia‎, Império Romano - Causa da morte‎: ‎Crucificação

Na espiritualidade cristã, consiste em se revestir de Cristo, na sua paixão, morte e ressureição.

Atividade 5)-Fundamentações bíblicas sobre o poder do louvor: (Comentar e tocar)

1)- O cair das muralhas de Jerico (Livro de Josué);

2)- O canto de Davi e o tocar da sua harpa expulsando espírito maligno que havia possuí do o rei Saul

3)- O cantar dos louvores do Apostolo Paulo e Silas na prisão (Atos)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Normam Lebrech, é um comentarista britânico sobre assuntos culturais e de música, romancista e autor do blog de música.


LEBRECHT, Norman menciona em seu livro “O mito do maestro”, que o maestro, não é tão importante em uma orquestra, pois todos os musicos ja sabem de suas tarefas ao se apresentar, mas que todos precisam de alguem, para que possam respeitar e obedecer, para que não vire uma anarquia. Assim acontece na parte espiritual, todos precisam de um Sagrado, para que, suas preces alcancem o sucesso desejado e por fim a imortalidade. Pois os pensamentos continuam como vivos, sejam em outras mentes, musicais, filmes, livros, etc..

Atividade 6): Regência musical



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor do século XIX, nascido na atual Alemanha.

A espiritualidade na Idade Moderna, trata-se de uma qualidade do que, uma entidade.

Qualidade que transcende toda materialidade.

Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Foi um musico filosofo: “Sem a música, a vida seria um erro”, escreveu em Crepúsculo dos Ídolos. O alemão imagina Deus cantando canções” Na música, “as paixões gozam a si mesmas”, ele escreveu em Para Além do Bem e do Mal.

Atividade 7): Pesquisar, Hino à amizade, é elaborada em abril de 1873.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

John Slooboda, membro do corpo docente do Departamento de Psicologia da Keele University, Staffordshire, de 1974 a 2008, fundou o primeiro curso de mestrado da Europa em Psicologia da Música.

Hoje lidera uma pesquisa e programa de desenvolvimento para aprimorar o relacionamento entre músicos e seu público ao vivo.

A música sozinha por meio de dispositivo emocional pode trazer a presença da divindade no culto. A música é um culto dentro do culto.


Atividade 8): Psicologia musical.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Emile Jacques Dalcroze foi o criador de um sistema de ensino de música baseado no movimento corporal expressivo, que se tornou mundialmente difundido a partir da écada de 1930. Nascimento: 6 de julho de 1865, Viena, Áustria + Falecimento: 1 de julho de 1950, Genebra, Suíça

Formação: Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris (1884–1886)




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Ettore Pozzoli foi um pianista e compositor clássico italiano. Nascimento: 23 de julho de 1873, Seregno, Itália + Falecimento: 9 de novembro de 1957, Seregno, Itália -Formação: Conservatório de Milão (1895)

Atividade 10): Executar uma lição do pozzoli.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Gilles Deleuze: Nascimento18 de Janeiro de 1925, Paris, França, + 4 de novembro de 1995 (70 anos) -Paris, França - Filósofo -

Religião: ateísmo - Deleuze atirou-se pela janela do seu apartamento em Paris, em 4 de novembro de 1995.

Toda nossa dignidade ou espiritualidade consiste no pensamento.

O poder de expressão é um pensamento.

O que é pensar?

Para o filosofo francês Gilles Deleuze, pensamento é criação.

Pensar não é então um exercício natural de uma faculdade.

Atividade 11): Esta relacionada com inúmeras experiências cotidianas que nos forçam a pensar: Linguagem, Emoção, Sensação, Consciência, Atenção, Percepção, Imaginação, Interpretação, Memoria, Raciocínio, Reflexão, Juízo, Método, Inteligência e Critica que servem como experiências para os próximos dias.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Viktor Emil Frankl: Nasceu em 26 de março de 1905- Viena- + 2 de setembro de 1997 (92 anos) em Viena

Viktor cria a primeira ciência especializada em sentido da vida do mundo. Recebeu vinte e nove títulos de doctor honoris causa (incluindo um título emitido pela Universidade de Brasília); o prêmio Medicus Magnus e a Estrela-de-Ouro Internacional, por serviços prestados à humanidade. instituições reconhecidas internacionalmente pelo Instituto Viktor Frankl, na Áustria, e pela Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial.


A liberdade espiritual de ser humano, a qual não se lhe pode tirar, permite-lhe, até o último suspiro, configurar a sua vida de modo que tenha sentido. Pois não somente uma vida ativa tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá (Frankl, 2007 e 2005).

Atividade 12):

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

A espiritualidade é a mais humana e sublime força de caráter que nos ajudam a lidar com problemas e situações trazendo resultados positivos na busca de soluções.

Com a mesma finalidade que os povos antigos tinham a respeito da espiritualidade, permanecem os povos atuais, pois Deus é o mesmo de ontem, hoje e eternamente, onipresente, onisciente e onipotente, portanto a cultura do povo é que muda, assim como mudou a musica e seus instrumentos os grupos também mudam, mas sempre voltam as raízes, pois uma arvore por mais que cresça, são sustentadas pelas suas raízes.

Atividade 13): Gledmm-Performance musical.

O grupo de lideres, tem o objetivo em participar de atividades em escolas, hospitais, levando a musica e suas diversas terapias como logoterapia, musicoterapia, filosofia, psicologia, que por si só a emana e encanta, bem como, desenvolver o dom, o prazer e

a virtude nos seus estudos musicais, tocando bem e ensinando com fundamendamento

e entendimento, valorizando a vida, a felicidade, a liberdade e o amor que são formas de amadurecimento, diante as dificuldades enfrentadas no dia a dia, trazendo resultados positivos na busca de soluções de problemas, quanto a personalidade e saude mental.

Atividade14: Flow- Mindfulness.

Estrutura musical: aprende a lidar com a música, ser autonomo, aprende a aprender;

Harmonia musical: aprender a ter um nivel de pensamento musical mais refinanado;

Filosofia musical: aprende a formar nos seus praticantes o desenvolvimento musical,

emocional e intelectual.

Performance musical: aprende a fazer, agir e apresentar a lição de casa.

Atividade 15): Apresenta um dos Estudos dos Cursos mencionados.

Os Laboratórios do Grupo de Lideres da Educação Musical Mendelssohn , realizados em todas as quintas-feiras, são considerados cultos ou culturas espirituais: Logos: Ser (objetivos em aprender); Pensar (estudar) Dizer (discurso). As ferramenta de trabalho são os estudos e os instrumentos musicais e a voz, que tem a função alegrar almas. A música é uma linguagem, artistica, que atravéz dos sons manifestam espiritualidades sentimentais de alegria ou dor. Pode-se tocar em uma festa, assim como em um funeral.


A espiritualidade em um grupo musical está vinculada a três fatores: associação, comunicação e expectativa. A Associação esta relacionada à capacidade de relacionar musica com momentos felizes ou tristes da vida; A comunicação refere-se à possibilidade da musica expressar as emoções ligadas ao riso, choro, lamuria e protestos; A expectativa esta ligada aos momentos de surpresa gerados pelas notas, harmonia ou interpretação. Todo musico se preocupa com a espiritualidade, pois espiritos ou pensamentos quer domininio, prazer e virtude ao apresentar suas performances, tocando ou ensinando com fundamento e entendimento. Todo grupo musical quer viver em harmonia e em paz.

Atividade 17)- Todos os que conseguem analisar as suas propriedades: altura, duração, intensidade e timbre são MUSICAIS, do contrario são AMUSICAL.

É um aprendizado, tanto intuitivo, analitico, autonomo e independente.

Conforme a espiritualidade ou interesse, uns aprendem mais rapido que o outro e aquele que melhor se desenvolve, procura ajudar aquele que sabe pouco dentro do grupo, mas todos são de suma importancia.

Atividade 18): Se há interesse em apresenta-la, ele se esforça para realiza-la.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page