Tecnica Vocal

PEDAGOGIAS VOCAL:
 
É a arte de sistematizar conhecimentos musicais e do funcionamento psicossomáticoi da voz e seu aprimoramento estético e funcional do canto.
 
O PROFESSOR DE CANTO:
Ser exemplo;
Dominio vocal;
Habilidades musicais;
Entender de Anatomia vocal, Acustica, Neuroisciencia e Escuta vocal (capacidade da audição e sua percepção)
Aprofundar os conhecimentos acerca da anatomia e fisiologia do aparelho vocal;

 

 

TIPOS DE APRENDIZAGEM:

Percepção

Visual (Parece que; Veja isso)

Auditivo (Isso soa; ouça isso;)

Cinestésico (Sinta que; sente isso;)

Intelecutual (O que esta acontecendo é- mecanismo)

 

1- Minhas decisões são baseadas

a- Intuição

b- Soa melhor

c- Parece certo

 

2-Reunião

a- detalhes

b- bom argumento

c- debaters

 

3-  Sou bom ou ruim

a- Vestir

b- Sensações e Pensamentos

c- Tom da voz

 

4- Discussão

a-Pela voz da outrra pessoa

b- Jeito que me olham

c- Energia do ambiente

 

5- Tenho muita concisciencia

a- Soins e barulhos ao redor

b- tecidos tocam ao mneu corpo

c-Cores do ambiente

 

APRENDENIZADO: AQUISIÇÃO-REFORÇO E ASSIMILAÇÃO

 

1)- Incompete Inconsciente: Não sabemos o que não sabemos-Pontos cegos

2)-Incompetencia Consciente: sabemos o que não sabemos. Pontos de ação;

3)-Competência Incosciente: sabemos o que sabemos. Pontos de reforço;

4)-Competência Inconsciente: não sabemos o que sabemos. Manutenção e busca por mais refinamento.

 

APRENDENIZADO: AQUISIÇÃO-REFORÇO E ASSIMILAÇÃO

-Facilitação do fluxo de informação;

-Criação de novas sinpses;

-Axonios- transmitem uma informação numa velocidade até 100 vezes maior que não mielinizados.

 

 

 

ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO

-Palavras tem significados e induzem resultados mas são diferentes de pess;oa por pessoa;

-Feedback;

Convercer é dar segurança e dar motivação. 

-Apresentar os proximos passos.

 

Voz de Mascara: Cinestésico.

 

PRODUÇÃO VOCAL

A voz parece como um instrumento de fole, cordas e saxofone;

Parece com os nossos pulmões;

Pregas vocais;

Trato vocal=Saxofone

 

ATIVIDADES DE RESPIRAÇÃO

RESPIRAÇÃO: Inspiração (Foco inspiratório) Pontos de Inspiração (Letras da música)

Expiração (normal e forçada)-Quantidade de ar e controle do sopro e controle da pressão.

 

FONAÇÃO: Troca gasosas- Laringe é um orgão de proteção- vibra o som- 

Adução (fechamento das cordas vocais) Aritenoides

Abdução (abertura das cordas vocais) Cricoaritenoides posteriores. 

Tensionamento- encurtamento e estiramento das cordas vocais. Tireoaritenoides e 

cricotireóideos.

Registros vocais

Passagens

Modos Fonatórios

Trimbre inicial

Fortalecimento dos registros (cabeça- peito)

Fonte glotica

 

RESSONâNCIA:: O som das pregas vocais é então propagado pelo Trato Vocal, onde ele é ampliado e moldado; Filtro; 

Modificaçãoes das vogais para melhorar a ressonancia;

Atenção  as regiões de passagens.

 

ARTICULAÇAO; Diferentes aspectos do timbre. Timbre final;

 

- Reconhecer as diferenças comportamentais da voz nos seus diversos estádios de maturação e a necessária diferença de abordagem ensino/aprendizagem;

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
-
 
 
 
 
 
 
     Discutir as diversas tipologias e consequente necessidade de especificidade pedagógica e didáctica;
 
   
 
 
 
 
      Fomentar e fazer fomentar princípios de saúde vocal;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
        Estimular a discussão pedagógica-didática em torno de casos específicos. 
        Atividades de canto.
         1)- Xu
             2)- É
             3)- Gué
             4)- Hum
             5)- ZZZZZZ
             6)- Vogal
             7)- Gua
             8)- Gan
             9)- Respiração
             10)- Cabeça
             11)- Peito
             12)-Viu
             13)- Sons ascendentes e descendente
             14)- Miar do gato. (Miu-miu-miu-miu-miu-miu-miu
             15)- Articular os sons (stacato-portato e martelato)
             16)- Misturando exercicios XU-VIU- miu- mam-mam-mam-
             17)- Escalas - Intervalos e Harpejos
             18)- Acordes
             19)- Cantar uma música com zzzz-gua-xu-viu
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pergunta de foco:

1)-O que te faz procurar pela voz de canto?

2)- O que você quer aprimorar?

3)- O que quer desenvolver hoje?

4)- Qual o seu equilibrio voca?

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